Obrigado pela sua visita

 

O meu sítio está em restruturação, no entanto convido-o a visitar as secções em aberto

 

Bem hajam e façam o favor de serem felizes!!!

 

A visão é apenas um dos bens mais preciosos de nossa vida quando o assunto é saúde, mas nem por isso por ser deixado de lado no quesito prevenção. Segundo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 80% das 45 milhões de pessoas cegas no mundo são maiores de 50 anos, sendo que muitas doenças causadoras da cegueira são tratáveis e evitáveis. Ou seja, basta a conscientização da população mundial acerca dessas doenças e da prevenção certa para cada idade. Com isso, calcula-se uma redução de 1 milhão e 600 mil casos para 400 mil até 2020.
 
Segundo a oftamologista Jussara Regina de Almeida, cada momento da vida exige uma preocupação especial, que deve começar ainda no recém-nascido e perdurar até a terceira idade. “No recém-nascido, o exame conhecido como Teste do Olhinho é necessário para detectarmos as doenças congênitas, como Catarata e Glaucoma, e tumor do olho branco ou Retinoblastoma, além de anomalias, sendo um exame rápido e indolor. Na infância, o exame é primordial para prevenção e prescrição de óculos para miopia, hipermetropia, astigmatismo e para avaliar perda de visão no período escolar. Já o estrabismo ou olhos tortos, deverá ser corrigido com tampão ou óculos e, se necessário, realizar o procedimento cirúrgico até os 7 anos de idade. Quanto mais precoce o diagnóstico, melhor”, explica.
 
A especialista lembra que as alergias oculares são frequentes neste período até a adolescência, sendo indicado o uso de colírios apenas com prescrição do profissional. “Com 11 anos de idade deveremos ficar atentos a uma doença chamada ceratocone, efetuando o diagnóstico. Na adolescência é comum a fadiga visual, pela utilização exagerada dos computadores e vídeo games, quando temos a sensação do olho seco e irritado, o que pode e deve ser tratado. As lentes de contato são a grande pedida nesta idade, o que precisa ser feito sob orientação e supervisão oftalmológica”, frisa a especialista.
 
A oftalmologista Jussara de Almeida, alerta que nunca se deve utilizar lentes sem a indicação médica. “Até os 21 anos devemos acompanhar periodicamente os pacientes que desejam ser submetidos a cirurgia à laser para realizar-se o Lasik ou PRK, um procedimento personalizado através de um aparelho denominado VISX, que corrige  com perfeição os vícios de refração, abolindo o uso de óculos. É preciso cuidado com indicações de cirurgias precoces, antes da estabilização do grau dos óculos”.
 
Ela afirma que o Ceratocone deve ser tratado com óculos e lentes de contato especiais e, na progressão desta doença pode-se, em fase avançada, optar por procedimentos conhecidos como Crossing-Link, Anel de Ferrara e até a indicação de um transplante de córneas, que hoje é realizado com o laser Femtosecond, para cortes laminados e precisos nas córneas transplantadas.
 
 

Webmaster de:

Recomendo:

Atenção! Este sítio usa cookies. Ao continuar a utilizar o sítio concorda com o uso de cookies. Saber mais...