Votos de Boas Festas

 
Definição
 
Ambliopia é uma alteração na visão, caracterizada pela redução ou perda da visão num olho podendo ocorrer raramente nos dois, sem haver lesão ocular que justifique.
 
Na ambliopia não há um desenvolvimento completo do sistema de visão durante a maturação do sistema nervoso central, que ocorre até aos 6 anos de vida. Há um obstáculo que impede o amadurecimento normal do olho amblíope e a passagem correta da luz, mesmo usando óculos.
 
 
Causas
 
Qualquer fator que não permita a chegada dos raios de luz à retina pode causar ambliopia. A retina do olho afetado não consegue transmitir as imagens com precisão ao cérebro, sendo eliminadas pelo olho bom. Este tem que fazer um esforço para o compensar levando o olho amblíope a ficar “preguiçoso”, reduzindo gradualmente a visão se não for detetado e tratado a tempo. A melhor prevenção é a deteção precoce de alterações nos olhos antes dos dois anos.
 
- Estrabismo é a maior causa de ambliopia. Estrabismo pouco acentuado (pequeno ângulo), pode passar despercebido aos pais e ao oftalmologista, porque o olho bom compensa o outro.
 
- Lesões oculares onde a cicatriz vai dificultar a visão.
 
- Doenças não corrigidas como:
 
   - Hipermetropia, onde a imagem é focada atrás da retina, provocando má visão ao perto mas boa ao longe.
 
   - Astigmatismo, em que os raios de luz não são projetados na retina no mesmo ponto, havendo um cruzamento dos raios em vários pontos, causando visão desfocada ao perto e ao longe.
 
   - Catarata de nascença, (congénita).
 
   - Ptose palpebral, caracterizada pela queda da pálpebra prejudicando a visão.
 
   - Anisometropia, caracterizada por diferentes e acentuadas alterações refratárias em cada olho, fazendo com que o olho que vê melhor se esforce mais que o outro.
 
 
 
Tratamento
 
A correção deve ser feita enquanto há desenvolvimento da visão, ou seja, até aos seis anos de idade, para haver taxa de sucesso. As crianças que tenham esta doença ou as referidas anteriormente, devem fazer um exame oftalmológico por volta dos 2 a 4 anos.
 
Se os pais detetarem qualquer alteração antes desta idade devem levar a criança ao médico para ser observada.
 
Para o cérebro usar novamente o olho com menor visão, deve ser tapado o olho bom durante semanas ou meses, consoante a idade da criança e a gravidade do problema. Desta maneira o olho amblíope tem que esforçar-se para melhorar a visão.
 
Devido a terem o olho tapado ou à ambliopia, estas pessoas têm maior risco de se magoarem nesse lado do corpo, principalmente na cara.
 
 

Webmaster de:

Recomendo:

Atenção! Este sítio usa cookies. Ao continuar a utilizar o sítio concorda com o uso de cookies. Saber mais...