Leiria: Restaurantes passam a ter ementas em braille

 

A partir desta sexta-feira, os restaurantes da Praça Rodrigues Lobo, em Leiria, vão passar a disponibilizar em "braille" e em linguagem pictográfica as suas ementas. A iniciativa resulta do projeto "Praça de Todos", desenvolvido por alunos do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) para permitir a todos igualdade de acesso aos menus.
 
Em comunicado, o IPLeiria explica que esta ideia, pioneira em Portugal e que arranca hoje pelas 21.30h , conta com a adesão de todos os espaços de restauração daquela praça leiriense e surge no âmbito de um trabalho de estudantes na unidade curricular "Laboratório de Comunicação Aumentativa" do Mestrado em Comunicação Acessível.
 
"Este é um projeto pioneiro, que tem como principal objetivo contribuir para uma acessibilidade plena de todos os cidadãos, colocando, assim, a cidade de Leiria na vanguarda da inclusão", congratula-se Célia Sousa, docente do IPLeiria e coordenadora do Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) daquela instituição de ensino.
 
O lançamento deste projeto decorre no âmbito da segunda edição da conferência internacional INCLUDiT, que vai ter lugar entre os dias 3 e 5 de Julho na Escola Superior de Educação e Ciências do IPL Leiria.
 
"Tentamos abordar a comunicação acessível através de vários olhares e em vários contextos, para que se atinja uma perspetiva holística do fenómeno", explica a docente a propósito do projeto que se destina a facilitar a vida dos cidadãos invisuais ou com deficiências oculares graves. 
 
O Mestrado em Comunicação Acessível do IPLeiria arrancou este ano letivo com o propósito de formar especialistas em comunicação acessível com vista ao desenvolvimento das competências teóricas e operacionais necessárias a uma inserção no mercado de trabalho nacional e internacional. 
 
Atualmente, são 16 os alunos que frequentam o curso, oriundos não apenas de Portugal mas também de países como Brasil e Cabo Verde.
 
 

Webmaster de:

Recomendo:

Atenção! Este sítio usa cookies. Ao continuar a utilizar o sítio concorda com o uso de cookies. Saber mais...