Há investigação que não é feita ao acaso. Há teses de doutoramento que não acabam nas gavetas e há empresas que apostam nesses projectos para colocar a tecnologia investigada ao serviço das pessoas que dela necessitam.

Tomando isto como ponto de partida, um grupo de alunos da Birmingham City University tem vindo a desenvolver um projecto fantástico. Uma bengala inteligente, denominada de Xplor… mas não é uma bengala qualquer!

pplware_Xplor00

 

Com o objectivo de facilitar a vida a milhares de pessoas que sofrem de cegueira, tornando mais fácil o seu dia a dia, um grupo de alunos da Birmingham City University tem vindo a desenvolver uma bengala inteligente, denominada de Xplor, que irá permitir a qualquer cego, de forma simples e rápida reconhecer os seus amigos e familiares.

pplware_Xplor01

O dispositivo, que no fundo funciona como uma bengala bastante usual nas pessoas cegas, tem tecnologia avançada, como reconhecimento facial, GPS e Bluetooth. Esta bengala permite detectar rostos de pessoas até uma distância máxima de 10 metros. Caso a bengala detecte alguém conhecido, esta irá transmitir essa informação através de dois sinais, um vibratório e um sonoro, que será transmitido através de uns auriculares que estão emparelhados via Bluetooth.

O GPS ajuda o cego a seguir na direcção correcta transmitindo orientações vocais. Quanto às imagens de amigos e familiares, este grupo de estudantes decidiu que seriam armazenados no cartão microSD.

pplware_Xplor02

Desenvolvido o projecto, o objectivo agora é conseguir apresentar a Xplor na conferência anual Beacon Centre for the Blind em Wolverhampton ainda este ano, de modo a que estes dispositivos possam começar a mudar a vida de milhares de pessoas em todo o mundo

 

 

in Pplware.com

Atenção! Este sítio usa cookies. Ao continuar a utilizar o sítio concorda com o uso de cookies. Saber mais...